Corpo Docente

 captura-de-tela-2016-12-24-13-24-12Abraão Freires Saraiva Júnior

“Formado com louvor (Magna Cum Laude) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007), instituição em que realizou pesquisa e extensão no Grupo de Engenharia Econômica (GEE). É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015), atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF). É colaborador do Ministério da Educação (MEC) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como elaborador de itens do ENADE. É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, tais como: Gestão & Produção; Produto e Produção; Sinapse Múltipla; e Journal of Managerial Issues. Como pesquisador, tem autoria de artigos nacionais e internacionais na área de Engenharia de Produção / Gestão de Operações, principalmente, sobre os seguintes temas: modelagem de custos, preços, margens e lucros para tomada de decisão; engenharia econômica; decisão de mix de produtos; educação em engenharia; gestão da inovação; empreendedorismo; e gestão do conhecimento. É co-autor do livro Preços, Orçamentos e Custos Industriais (2010 – Editora Elsevier). Foi professor do curso de Engenharia de Produção da PUC-SP, ministrando as disciplinas de Fundamentos de Finanças e Gestão de Custos; e Planejamento e Controle da Produção I. Atuou na UFERSA como Professor Efetivo do curso de Engenharia de Produção (EP), ministrando as disciplinas de Fundamentos da Modelagem Econômico-Financeira; Modelagem de Custos, Preços e Lucros para Tomada de Decisão; e Engenharia Econômica e Finanças; além de ser Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Engenharia Econômico-Financeira e Inovação (LEFIN), Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção (CEEP), Coordenador de Planejamento da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM) e Diretor Administrativo da Fundação Guimarães Duque (FGD). Consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV – USP), possuindo experiência em projetos nas áreas de: análise gerencial de custos, formação de preço de venda, programa 5S, gestão de operações, modelagem econômica de projetos e empreendimentos, mentoria de emprendedores. Possui experiências profissionais e atuação em projetos de consultorias e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais de vários setores, tais como: Embraer, Basf, Redecard, TBM, Mecesa, IBAP, Esmaltec, Unimed, Apoena Educação, entre outras. Atualmente, atua como professor efetivo do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (DEPRO CT UFC), Diretor Adjunto de Extensão do CT UFC, Fundador/Coordenador do Centro de Empreendedorismo do CT UFC e Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, ministrando as disciplinas de Economia da Engenharia; Projeto Industrial; Modelagem Econômico-Financeira Avançada; e Engenharia Econômica.”

E-mail: abraaofsjr@gmail.com

Acesso ao Lattes

11e54ef Alysson Andrade Amorim

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFC, Mestre em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, possui MBA em Consultoria Empresarial pelo SENAI/SC e Graduação em formação pedagógica pela UNISUL/RS. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde ministra as disciplinas Engenharia do Produto, Processos de fabricação, Máquinas de Fluxo, Tolerância, Metrologia e Qualidade Industrial, Gestão de projetos, Gestão do Conhecimento e da Inovação, Planejamento Estratégico, Economia da Engenharia, entre outras. Atuou por 13 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, em atividades voltadas à gestão e execução de serviços metrológicos e de consultoria em processo produtivo direcionados a empresas industriais. Como especialista do SENAI Departamento Nacional, foi co-responsável pelo Edital SENAI SESI de Inovação entre os anos de 2008 a 2011, onde adquiriu experiência com elaboração, avaliação, execução e acompanhamento de projetos de Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica, todos desenvolvidos em parceria com empresas do setor industrial brasileiro. Foi gerente regional da área de inovação e tecnologia do SENAI/CE, onde coordenou o programa de implantação do Instituto SENAI de Tecnologia no estado.

E-mail: alysson.aamorim@gmail.com

Acesso ao Lattes

 Bruno de Athayde Prata

“Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional pela mesma instituição e Doutorado em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto. É professor Adjunto Nível III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo Pesquisa Operacional em Produção e Logística – OPL (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6654507749200236), cadastrado no CNPq. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional (GESLOG/CT/UFC) e membro permanente do Programa de Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos (MMQ/CC/UFC). Atualmente suas pesquisas se concentram na área de problemas de sequenciamento, corte e empacotamento, roteamento e localização de facilidades, com aplicações em Logística e Gestão de Operações.”

Acesso ao ORCID

E-mail: baprata@ufc.br

Acesso ao Lattes


anselmo_3Anselmo Ramalho Pitombeira Neto

“Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (Universidade Federal do Ceará, 2005), mestrado em Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo , 2008) e doutorado em Engenharia de Transportes (Universidade Federal do Ceará , 2015). É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, no qual leciona as disciplinas de Pesquisa Operacional, Simulação de Sistemas e Economia da Engenharia. Possui publicações nas revistas Computers and Industrial Engineering, Transportes e Journal of Construction Engineering and Management, e em anais de eventos como ENEGEP, SIMPEP, SBPO, ANPET, ICPR e WinterSim. Seus interesses de pesquisa incluem a aplicação de programação matemática, meta-heurísticas, modelagem e simulação estocástica, e métodos estatísticos a problemas em sistemas de produção e transportes. Lidera o grupo de pesquisa OPL – Pesquisa Operacional em Produção e Logística.”

E-mail: anselmoufc@gmail.com

Acesso ao Lattes

captura-de-tela-2016-12-24-13-29-40Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes

“Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004). Possui Especialização em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2006), Mestrado em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo – USP (2006) e Doutorado em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo – USP (2012). Atualmente é Professor Adjunto II do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador do Laboratório Observatório Tecnológico (OT) e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística, Gestão da Produção e Pesquisa Operacional.”

E-mail:  hjaguaribe@gmail.com

Acesso ao lattes

captura-de-tela-2016-12-24-13-30-45João Vitor Moccellin

“Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Engenharia Mecânica, Programa de Eng de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia Mecânica, Programa de Eng de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1982). Pós-doutorado no Operations Research Program da North Carolina State University – USA (1986). Livre-Docente em Pesquisa Operacional Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1992). Foi docente da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo de agosto/1975 a fevereiro/2011, ocupando o cargo de Professor Titular no período de maio/1994 a fevereiro/2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza-CE. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional e Programação da Produção. Assessor “ad hoc” da CAPES e CNPq. Editor Associado da Revista Pesquisa Operacional, membro dos Conselhos Científicos das Revistas Produção e Gestão & Produção. Referee do Journal of the Operational Research Society – UK.”

E-mail: jvmoccel@sc.usp.br

Acesso ao Lattes

2beloJosé Belo Torres

“Possui graduação em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de processos, sistemas de informação, engenharia do produto, gestão de desenvolvimento de produtos e ensino em engenharia.”

E-mail: belo@ufc.br

Acesso ao Lattes

captura-de-tela-2016-12-24-13-33-27Marcos Ronaldo Albertin

“Possui graduação em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Engenharia Industrial – FH-Bochum Universität (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela URGS (2003). Atualmente é Prof. Adjunto IV e Diretor Adjunto do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou em empresas como: Mangels, Zahnrad Fabrik, OPEL, Marcopolo e DANA. Possui experiência em ISO 9001, TS 16949, STP e Gestão da Qualidade. Pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik (2009) em Monitoramento de Sistemas Produtivos. Pós-doutorado no IPK – Fraunhofer no tema Benchmarking (2013).”

E-mail: albertin@ot.ufc.br

Acesso ao Lattes

captura-de-tela-2016-12-24-13-34-42Maxweel Veras Rodrigues

“Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Administração Financeira pela Universidade Federal da Paraíba . Atualmente, é Professor Associado 2 do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, exercendo, atualmente (gestão 2015-2017), a função de Chefe do Departamento de Engenharia de Produção – DEPRO/CT/UFC, Professor e atual Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – POLEDUC da Universidade Federal do Ceará e Professor do Mestrado Acadêmico em Logística e Pesquisa Operacional – GESLOG. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Empresas, com ênfase em Gestão de Custos, Finanças, Avaliação de Desempenho , Planejamento Estratégico e Organização de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de custos e formação de preço, Gestão financeira e Avaliação de desempenho estratégico e Organização de empresas.”

E-mail: maxweelveras@gmail.com

Acesso ao Lattes

2morganaMorgana Baratta Monteiro De Melo Nunes

“Possui graduação em Administração (2006) e mestrado em Logística e Desenvolvimento (2008), ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Trabalhou na logística da organização de três congressos técnico-científicos, sendo dois internacionais, um na área da Pesquisa em Logística e o outro na Gestão de Operações na Engenharia. Atua principalmente nos seguintes temas: cadeia de suprimento, logística empresarial e administração da produção. Desde 2009 é professora assistente, lotada primeiramente no curso de administração da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri e atualmente está lotada no curso de Engenharia de produção da mesma universidade – Campus do Pici – estando apta a ministrar as disciplinas de Administração Estratégica, Marketing, Psicologia Organizacional, Fundamentos de Economia e Fundamentos de Administração.”

E-mail: morganabaratta@gmail.com

Acesso ao Lattes

2rogrioRogério Teixeira Mâsih

“Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará – Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: balanced scorecard, avaliação de desempenho, gestão estratégica de custos, análise econômica, análise financeira e planos de negócios.”

E-mail: rogeriomasih@gmail.com

Acesso ao Lattes

eliasSérgio José Barbosa Elias

“Graduado em engenharia mecânica (UFC) e administração de empresas (UECE), com especialização (pós-graduação) em engenharia de produção (UNIFOR). Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999 e 2011, respectivamente). Atualmente é professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará e consultor de empresas. Tem experiência na área de qualidade e produtividade e gestão empresarial, com ênfase em Planejamento e Controle da Produção (PCP), Produção Enxuta (Lean), Métodos e Processos, Gestão da Qualidade (ISO 9000), Ergonomia e Planejamento Estratégico.”

E-mail: serglias@secrel.com.br 

Acesso ao Lattes  

*Para se comunicar com o professor pelo seu ramal é necessário que se ligue para o número: 3366-9632.