Links Úteis

Entidades

Resultado de imagem para abepro logo

A ABEPRO é a instituição  representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. A associação atua há mais de 20 anos assumindo as funções: de  esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de  atuação, ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq , FINEP e órgãos de apoio à pesquisa estaduais), assim como em organizações privadas, junto ao CREA , CONFEA, SBPC, ABENGE e outras  organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a  extensão da engenharia.


abc3A Associação Brasileira de Custos (ABC) agrupa profissionais e estudiosos, que atuam na área de custos sob uma abordagem multidisciplinar. Ela tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos e a aplicação de sistemas de gestão estratégica de custos, que contribuam para a melhoria da qualidade de produtos, flexibilidade de processos, redução de lead time e de custos, das organizações que desejam tornar-se competitivas em nível global.


sobrapo-o-svgA Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) foi fundada em 1969, após a realização do I Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos. Desde então, reúne a grande maioria dos profissionais da Pesquisa Operacional (PO) no Brasil, tanto nas universidades como nas empresas e em órgãos públicos diversos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Filiada à Federação Internacional de Associações de PO (International Federation of Operational Research Societies, ou IFORS) e à Associação Latino-americana de PO (Asociación Latino-Iberoamericana de Investigación Operativa, ou ALIO), a SOBRAPO, por meio delas e das publicações internacionais da especialidade, mantém contato com o mundo em geral, ajudando a divulgar em congressos e revistas a produção científica dos pesquisadores brasileiros. Em 2007 foi aceita como membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


logo-1Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará O Crea-CE é uma autarquia de fiscalização do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, da Meteorologia, e seus níveis médio e superior.


Eventos

Resultado de imagem para simpep logoO Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) é um dos mais relevantes congressos de Engenharia de Produção do Brasil, pela qualidade dos seus referees, dos conferencistas e pela expressão científica dos trabalhos apresentados. Anualmente, o Simpósio reúne cerca de 450 participantes provenientes de todos os estados brasileiros, durante os três dias de sua realização, com uma média de 700 trabalhos inscritos por Simpósio, com o desafio de propostas de discussões de temas de alto nível e atuais na área de Engenharia de Produção.


Resultado de imagem para ENEGEP logoO Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP é o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO e já está na 36ª edição.

Reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. Constitui-se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área e se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção no âmbito nacional.


logoSimpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) é uma conferência anual sobre Pesquisa Operacional (PO). O SBPO une pesquisadores, professores e profissionais da PO de todo o Brasil para compartilhar seus resultados e sua experiência prática e teórica. Os artigos apresentados no SBPO cobrem os principais resultados da pesquisa nacional sobre PO e trazem soluções para desafios atuais de importantes áreas da tomada de decisão.


O Congresso Brasileiro de Custos é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, além disso, é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos.